24.1.11

Pena de morte (a favor)

Existem nos nossos dias prisões sobrelotadas de criminosos perigosos, tais como assassinos, ladrões, violadores. Muitas pessoas defendem que a pena de morte deve ser aplicada nos casos mais extremos de forma a fazer os criminosos pagarem pelos seus crimes. Eu apoio esta decisão pois sou a favor de que alguém que tenha cometido crimes atrozes deveria morrer.

Uma razão para suportar a minha escolha, é o facto de ouvir nas notícias, por exemplo, alguém que mata toda uma família por apenas puro prazer, porque lhe foi divertido fazer aquilo, sendo depois condenado a apenas prisão perpetua, onde o dinheiro dos contribuintes, o nosso dinheiro, paga-lhes refeições, um local para dormir, actividades, etc.

Consigo lembrar-me do caso de Ted Bundy, que violou e matou mais de 100 mulheres. Embora neste caso o réu tenha sido condenado á morte, foi usado injecção letal. Mesmo sabendo que nem toda a dor do mundo poderia fazer passar o réu pela dor que as mulheres sofreram, acho que injecção letal é e foi uma sentença leve. Tal como um imperador uma vez disse “Se eu conseguisse pensar em algo pior que a morte para castigo…”

É claro que existe casos em que a certeza é pouca, sendo que nestes casos a pena de morte está fora de questão sendo aplicado uma pena mais leve, pois mais tarde poder-se-á vir a descobrir que o arguido estava inocente. Mas, se existirem provas concretas, objectivas, e certeza absoluta, e dependendo dos casos a pena de morte deve ser aplicada.

Acho que consoante casos e provas apresentadas se o arguido for culpado de algo que tenha feito de mal para a sociedade deve ser condenado com pena de morte.


Rui Calado nº22 10ºA

Aborto ( Contra )

O tema que eu escolhi foi o Aborto, e é acerca dele que irei falar.
Será que se deve praticar o aborto?
Na minha opinião o aborto não deveria ser praticado, pois penso que é um acto tremendo de uma crueldade sem igual.
Hoje em dia vivemos num país livre, no qual as pessoas podem fazer o que quiserem seguindo a lei; para mim o aborto não deveria ser praticado por várias razões: uma delas é que as pessoas que os fazem estão a ser como “assassinos” sem esse intuito, pois estão a tirar uma vida humana que nem teve culpa de estar a nascer, é quase a mesma coisa que um equipamento indesejado, atira-se para o lixo, por isso eu acho que ao fazer um aborto essa pessoa está a tratar o seu filho como se fosse algo insignificante.
Mas outras pessoas podem dizer que se uma rapariga menor de idade engravidou que podia estar a por em risco o seu futuro como estudante e profissional.
Em relação a isto, eu respondo que ela não tivesse praticado relações sexuais sem protecção, se virmos bem há muitas mulheres que não podem ter filhos e que se esforçam ao máximo para os terem e depois existem outras que os “descartam” assim sem mais nem menos, acho que isso é uma “falta de coração” tremenda e impiedosa.
Sou pois defensor do não ao aborto.
São os bebes que irão ser o nosso futuro e para quê é que nós iremos acabar com ele de uma maneira tão selvagem e indecente.



André Monteiro 10ºC

Aborto ( Contra )

Neste texto irei falar sobre o Aborto (tema) e a importância de salvar uma vida (tese).
Teremos o direito de matar um ser vivo? (problema)
Na minha opinião não temos o direito de matar ninguém, seja quem for, quanto mais um bebé indefeso, que não tem a culpa da irresponsabilidade dos seus pais, se não queria uma criança deveriam ter utilizado contraceptivos. Não é justo acabar com a vida de um bebé que não tem hipótese de se defender, nem de ter vivido de forma consciente e individual (argumentos).
Mas e se não se tiver poder económico suficiente para sustentar essa criança? E se os contraceptivos falharam? (objecção)
Não ter forma de sustentar a criança ou se os contraceptivos falharam não justifica acabar com a vida da criança, quando o bebé nascer, poderão entregar a criança para adopção; existem muitas famílias que o desejam que tem possibilidade de o sustentar e que e o iram amar (refutação).
Eu sou contra o aborto em qualquer circunstância (conclusão).

Ana Sofia Diniz
10ºC nº4

Pena de Morte ( Contra )

Nos dias de hoje, a pena de morte é um tema bastante debatido, com ideias bastante controversas, o que nos remete para algumas interrogações.

Será a pena de morte a melhor forma de punição?

Será imoral?

Muitas pessoas consideram a pena de morte o castigo acertado para alguns dos crimes cometidos.

Na minha opinião, a pena de morte deveria ser proibida em todos os países, tal como já se verifica em Portugal.

Em primeiro lugar, é imoral e desumano o ser humano comportar-se da mesma forma como a pessoa que está a condenar ao tirar a vida a alguém. Não devemos de ser nós a atirar a vida a ninguém. Condenar à morte alguém é repetirmos um acto que estamos justamente a julgar e acaba por ser controverso um julgamento deste tipo. Em segundo lugar, não é a crueldade de um acto como a pena de morte que irá, eventualmente, proporcionar a punição justa a um assassino ou a alguém que pode ter estado na base de um outro tipo de crime grave.

Em contrapartida, existem pessoas que consideram a pena de morte é o castigo mais adequado afirmando ser moral e adequado a quem decidiu tirar a vida a outrem.

Em suma, Portugal, actualmente, é um dos países com alguns valores, na medida em que proibiu a pena de morte. Espero que esta norma também se venha a verificar noutros países.


Liliana Vanessa 10ºC

Aborto (contra)

Na minha opinião, o aborto não deveria ser praticado. Qual é então o problema do aborto? Ao fazer está a matar-se uma vida, um ser humano. Se uma pessoa não quiser ter um filho, não o faça, hoje em dia existem vários métodos para prevenir uma gravidez. O uso de preservativo, a pílula. Se houver algum caso em que, por exemplo, o preservativo se rompa ou o caso de a mulher engravidar por uma violação existe sempre o método da pílula do dia seguinte, mas se a mulher quiser fazer um aborto porque não tem condições para criar o filho, deveria pensar nisso antes de ter feito o filho, mas depois de já feito pode também entrega-lo a uma instituição, a um orfanato.

Há pessoas que obviamente concordaram com o aborto, porque se for em situações como a violação, claro que é compreensível se a mulher não quiser ter o filho, ou se por exemplo, detectarem alguma deficiência no bebé que seja dependente de outra pessoa para toda a vida.

Mas para quê abortar? Todo o mundo tem direito a viver, mesmo que tenha sido fruto de uma violação, ou se nasce deficiente, ou se não há dinheiro para sustentar… Há sempre solução, e matar não é solução.

Abortar é matar uma vida!

Cristiana Madureira, nº6 - 10ºA

Turmas mais pequenas nas escolas (a favor)

Tema: Turmas mais pequenas nas escolas.

Problema: Qual a diferença entre uma turma maior e uma turma menor? Porquê uma turma menor?

Tese: Estas questões são postas por vários alunos e o que eu tenho a dizer sobre isso é que por vezes é melhor ter uma turma mais pequena, traz mais vantagens, tais como:

Argumentos:
1º possibilidade de tirar mais dúvidas em menos tempo;
2º Há possibilidade de um melhor comportamento nas aulas;
3º Por vezes até podem ser uma turma mais unida, sendo menor.

Objecção: Mas também não tem de ser perfeito. Vejamos, uma turma menor, também pode ser mal comportada, logo pode tirar piores notas, que por consequência são um mau exemplo, como a minha turma do ano passado.

Refutação: Contudo, podem tirar piores notas e não serem mal comportados, ou participarem mais vezes e ajudar a subir a nota.

Conclusão: Por fim, acho que é sempre melhor ter uma turma mais pequena, tendo de ter bons alunos, mas por vezes piores também…

Conclusão, bem definida (explicada): Acho que se consegue uma maior interacção dos professores com os alunos ou vice-versa e poderá no fim ser uma turma empenhada e de bom grado.

Manuel Barros, nº 14 - 10ºA

19.1.11

Pena de morte (a favor)

Tema: A pena de morte.


Este é um tema que provoca grande discórdia entre a população, no caso de Portugal, o país não aceita, mas eu discordo. (tema)

Será a pena de morte aceitável, ou não? (problema)

A meu ver, a pena de morte deveria ser aplicada a todos aqueles que tiveram a coragem de cometer crimes desumanos, violentos e repugnantes como é o caso do abuso sexual de menores e adultos, os assassinatos macabros, etc. …e quanto mais violento for o crime e maior dor provocarem às vítimas, mais doloroso deveria ser o castigo aplicado, neste caso a morte. (tese)

Primeiro, porque alguém que faz este tipo de coisas deveria ser castigado, pois nada ou quase nada serve como desculpa a actos como estes (a não ser que se verifique que o criminoso tenha de facto problemas mentais, por exemplo esquizofrenia, e que acção praticada foi, estritamente involuntária). (primeiro argumento)

Segundo porque nunca se deve confiar em alguém assim, porque por muito arrependido que se esteja, quem o fez uma vez é capaz de o fazer de novo e não queremos que mais ninguém seja magoado. (segundo argumento)

Muita gente, acha que isto não deveria ser castigo para ninguém, mas se é assim porque é que estes criminosos molestaram, violaram e deixaram marcas insaráveis em inocentes? (refutação)

Se não queriam ser condenados, não deveriam ter “condenado” a vida de outras pessoas que não tem culpa dos problemas deles, porque por mais problemas que se tenha existem sempre outras formas de resolve-los. (objecção)

Assim, concluo que a sociedade é injusta, não com os que cometem os crimes, mas sim, com as pessoas que tem que sofrer até que a sociedade “abra os olhos”, tentando arranjar uma solução para que isto pare de acontecer. (conclusão)

Catarina Catarino
10ºA nº4

16.1.11

Pena de morte (contra)

Eu penso que a pena de morte (Tema) deve ser abolida (Tese), pois este é um castigo levado ao extremo e se alguém comete um crime, por mais grave que seja, poderá vir a arrepender-se, o que se torna mais fácil se a pessoa trabalhar no contexto do crime que cometeu, o que poderá vir a beneficiar uma outra ou várias pessoas (Argumentação).

Quando me perguntam: “Então e alguém que comete um crime muito grave não deve ser castigado?” (Objecção), aí eu respondo que é óbvio que sim, mas penso que a ajuda comunitária, a prisão, entre outros, são melhores castigos, pois o criminoso sofre mais (Refutação).

Por tudo isto, penso que a pena de morte deve ser abolida, já que não beneficia ninguém e é um castigo levado ao extremo (Conclusão).

Inês Mateus
Nº10 10ºA

Uso de uniformes na escola (contra)

O uso de uniformes na escola e algo debatido constantemente pelos alunos e pelos empregados do ensino.

Serão os uniformes essenciais e ajudarão na aprendizagem ou comportamento dos alunos?

Na minha opinião, os uniformes são algo que não se devia implantar nas escolas, pois ao usar uniformes perde-se a liberdade e a criatividade de criar algo agradável a vista, algo que nos define numa primeira impressão. Os uniformes se utilizados a longo prazo farão o ambiente “cinzento”, tirando mais motivação e dando menos razões para continuar a tentar, haverá mais depressões e mais violência devido à frustração.

A disciplina aumentará, claro, e talvez as notas subirão, o que parece ser o que com todos se preocupam, mas é a nós, os que não se preocupam com notas e sorrisos falsos para agradar aos professores, que tiram liberdades, somos nós que sofremos em troca de tinta num pedaço de papel e talvez dum futuro incerto.

Portanto, eu sou daqueles que não está disposto a abdicar nem da mais insignificante das liberdades, como o direito à escolha da roupa que usamos nos NOSSOS corpos. Porque no fim tira-nos algo que nos faz ser diferentes uns dos outros.

Daniel Silveira
Nº 7 10º A

11.1.11

Escolaridade Obrigatória até ao 12º ano (contra)

É justo para quem não quer aprender que a escolaridade até ao 12º ano seja obrigatória?

Na minha opinião a escolaridade até ao 12º ano não deveria ser obrigatória e defendo a minha tese dizendo que é injusto para quem frequenta este ano por opção própria, ter os colegas que são obrigados a frequentar apesar de não o quererem, a incomodar e a destabilizar as suas aulas e os seus estudos, e acrescento ainda que quem não tem capacidade para aprender, não conseguirá adquirir conhecimentos com equivalência a este ano.

Porém, como é sabido, os alunos com mais dificuldades podem optar por concluir este ano por meio de cursos técnicoprofissionais de equivalência, mas estes também não seriam justos para os alunos que frequentarem a secundária por via “normal”, pois é sabido que esta é muito mais exigente e por isso, as médias dos alunos serão mais baixas, o que não faz sentido, pois acaba-se o 12º ano por via “normal” com mais conhecimentos adquiridos.

Por tudo isto, concluo dizendo que a escolaridade até ao 12º ano não deveria ser obrigatória.

Sara Santos
Nº20 10ºH

Pena de Morte (contra)

Em relação ao tema pena de morte, que é um assunto intrigante, no que diz respeito ao acto de executar alguém, existem muitos argumentos utilizados.

Mas será a pena de morte justa?

Esta questão é falada e discutida, existindo várias perspectivas defendidas pelos que acusam e pelos acusados.

No entanto, penso que a pena de morte deveria ser abolida, porque ninguém tem o direito de tirar uma vida e poder decidir o seu futuro, pois a vida em causa não lhe pertence.

No entanto a pena de morte serve para punir um crime cometido e os apoiantes da pena de morte utilizam argumentos no qual uma pessoa ao violar o direito à vida de alguém, perde o direito à própria vida.

Quando alguém viola o direito à vida de alguém, deve ter o direito de se tratar psicologicamente, porque pode ter problemas mentais, não se conseguindo responsabilizar por tais actos inadmissíveis.

Sou, portanto contra a pena de morte.

Ninguém tem o direito de tirar a vida a alguém, mas quem viola esse direito, deve ser punido, mas não brutalmente e de igual maneira.

Vera d´Orey Rivotti
Nº29 10ºH